sábado, 29 de setembro de 2007

Histórico



Após a queda do Império Romano sucederam-se ondas migratórias, onde os magiares entraram na planície panômina em 895. Sob a liderança de Arpód. Em 100 o rei Santo Estevão I, descendente de Arpód, fundou o reino da Hungria, ao receber uma coroa enviada pelo Papa Silvestre II. Entre 1241 E 1242, uma invasão mongol devastou a Hungria com grandes perdas. A Hungria levaria séculos para recuperar-se da tragédia. Matias Calvino que reinou entre 1458 e 1490, fortaleceu o país, e fez com que a Hungria se tornasse um centro cultural europeu durante o renascimento. Em 1526 chegou a independência da Hungria com a conquista otamana, o reino foi dividido em três partes: o terço meridional sob o controle Otomano, ocidental sob o controle austriaco, oriental permaneceu independente sendo o principado da Transilvânia. A nobreza hungara começou a luta por autonomia no seio do Império Abisburgo. A revolução em 1948 eliminou a servidão e garantiu direitos civis. Em 1848 surgiu a monarquia Dual, ou Austro hungaro. O Império Autro Hungaro desmoronou no fim da primeira guerra mundial. Em novembro de 1918, a Hungria tornou-se uma república independente. Após uma experiência comunista sob Béla Kum, forças militares de direita, sob o comando do Almirante Miklós Horthy, entraram em Budapeste e instalaram novo governo. Em 1920 a Hungria voltou a ser uma monarquia, no mesmo ano foi celebrado o Tratado de Trianon, onde determinou as fronteiras da Hungria no pós guerrA. O país perdia 71% do seu território, 66% da sua população e seu único porto marítimo para os países vizinhos. Na espectativa de obter seus territórios de volta a Hungria aliou-se aos nazistas alemães nos anos 30, onde em 1941 celebrou guerra a União Soviética, sendo derrotada. Como conseqüência ao fima da Segunda Guerra Mundial tornou-se um estado comunista. A Revolução de 1956 os húngaros se manifestaram contra o regime Stalinista, mas foi reprimida pela União Soviética e pela força das armas. A Hungria nos anos 80 foi o primeiro país a tentar dissolver o Pacto de Varsóvia e a evoluir para uma democracia multipartidária de mercado. Na Hungria as primeiras eleições livres nessa nova fase foram realizadas em 1990. Seguiu-se uma aproximação com o ocidente, que levou o país a aderir a OTAN em 1999 e a União Européia em 2004.

6 comentários:

nafta disse...

Parabéns o trabalho de vocês ficou muito bom, não posso esquecer- me de dizer que ficou muito legal com muita informação, só deveria haver um pouquinho mais de fotos, no demais ficou legal.

Jéssica Patrícia David.

China disse...

O blog esta bom, só esta faltando complementar melhor os assuntos! Faltam fotos, pois elas trariam melhor compreenção sobre o país!


Aline e Vanuza 2ºB

Jusemara Antunes Teles disse...

Olá!

Que bom que o blog ficou pronto.
Está muito bom, leiam os comentários dos colegas e comentem também.
Beijos!
Prof. Jusemara

Brasil disse...

O trabalho realizado foi dentro dos temas estipulados pela professora ,mas um aluno do 2º tem uma capacidade superior a isto.


Alex Jr.

Unknown disse...

Oi
O blog está bom, pois através dele podemos ver que é um país bem utilizado pelos turistas, e também u país que se preocupa com seu futuro.
Adrielli de Andrade Pereira
2° A

Paises Emergentes - Argentina disse...

Poderiaa ter mais fotos..

Porém está de acordo com o que foi pedido pela professora...
Clima..
economiaa..
etc..

Aliás aonde está escrito qm fez o blog?

nao achei!!

Blog ta ficando ótimo!

Josielli Comachio! =P