sábado, 29 de setembro de 2007

Características Naturais

Clima
Em geral o clima é temperado, tendo um inverno bastante rigoroso, podendo o mês mais frio atingir a média de -2,1°C. Os verões por sua vez são quentíssimos, chegando a atingir marcas acima de 40°C.




Vegetação
O território da Hungria é na maior parte uma grande planície pelo qual a vegetação predominante é a estepe, embora nas colinas ao norte e na região transdanubiana encontram-se bosques de carvalho, faia, abetos, álamos e azinheiras.



Relevo
A paisagem húngara consiste principalmente das planícies planas a onduladas da bacia carpática, com colinas e montanhas baixas no norte ao longo da fronteira com a Eslováquia. O ponto mais elevado é monte Kékes, com 1014m.



Hidrografia
A Hungria possui 4 rios de grande importância sendo eles: rio Danúbio, rio Drava, rio Mur, rio Tisza. O rio Danúbio é o segundo rio mais longo da Europa, possui 2.850Km de extensão. O Danúbio passa por diversas capitais européias, constituindo a fronteira natural de dez nações, sendo elas: Alemanha, Áustria, Eslováquia, Hungria, Croácia, Sérvia, Bulgária, Romênia, Moldávia e Ucrânia. Sua bacia hidrográfica se estende por 817000 Km², sua fonte é na Floresta Negra e deságua no mar Negro. O rio Drava nasce no Tirol Meridional(Itália) e termina seu curso no Danúbio. Sua extensão total é de 725 Km. O Rio Mur é afluente do rio Drava e subsequentemente do rio Danúbio, ele nasce nos Alpes austríacos, numa cadeia montanhosa a 1898 metros acima do nível do mar, tendo estensão total de 465 Km, sendo 295 Km na Áustria, 98 Km na Eslovênia e o restante constitui a fronteira entre Hungria e Croácia. O rio Tisza é o segundo rio mais importante da Hungria, nasce na Ucrânia,toca a fronteira com a Eslováquia, e deságua no rio Danúbio. O Tisza tem 1358 Km de comprimento e sua bacia hidrográfica é de 157 183 Km², é navegável na maior parte de seu percurso.

Nenhum comentário: